Se você é do time que ainda torce o nariz para os jogos digitais, então, precisa andar sete casas…
Pois é, como tudo na vida, os jogos digitais, ou videogames, podem ser prejudiciais, como também, uma ótima ferramenta para desenvolver habilidades entre uma série de outros benefícios, e isso não só em crianças, mas em pessoas de qualquer idade.
Hoje já é possível entender os benefícios dos videogames, que podem ir além de um simples entretenimento.
Por isso, se você acha que jogos para adultos são só os de loteria e quando se trata de jogo, só usa o celular para saber o resultado das loterias… então, está perdendo o melhor da festa, que é jogar!
É preciso entender que, assim como, os exercícios físicos ajudam a melhorar e fortalecer os músculos, os jogos ajudam a exercitar o cérebro, pois é, e fazem isso através de constantes estímulos, melhorando assim nosso desempenho intelectual.
Claro, quando falamos de benefícios dos jogos digitais, estamos falando desse entretenimento usado com moderação. Tudo que é demais é prejudicial, além de que, claro, nem todo o jogo oferece benefícios. Portanto, claro, é preciso escolher o jogo com sabedoria.
Se animou para entrar no mundo dos videogames? Então, confira abaixo alguns benefícios dos jogos digitais.
Índice
1- Melhora as habilidades sociais
Se engana quem pensa que só as crianças são beneficiadas pelos jogos digitais, na verdade, aqueles que permitem a participação de mais de um jogadores simultaneamente, favorecem uma comunicação constante entre os jogadores, o que, por sua vez, resulta no desenvolvimento de relacionamentos significativos e casuais entre eles.
Ou seja, os jogos podem ajudar a fazer novos amigos, e em alguns casos, diminuir a sensação de solidão.
2- Melhora a memória e a concentração
A maioria dos jogos exige memória visual e auditiva, e o jogador tendo que ler ou ouvir instruções, anunciadas no início do jogo, ou seja, é preciso lembrar delas durante todo o jogo. Fora isso, até para dominar as teclas do teclado ou controle é preciso usar a memória, de curto ou longo prazo.
Isso tudo sem falar que vários jogos demandam muita atenção do jogador durante o jogo, contribuindo para melhorar a concentração.
3- Melhora o raciocínio
O cérebro vai recebendo muitos estímulos durante um jogo, sejam visuais ou auditivos, os quais garantem que o cérebro continue trabalhando de forma contínua, exercitando o raciocínio para conseguir interpretá-los.
4- Ajudam a aprender inglês
A maioria dos jogos digitais possui palavras em inglês, até mesmo, os voltados para as crianças, o que ajuda a ter contato com expressões nessa língua, ajudando a se familiarizar com o idioma.
5- Habilidades visual-espacial
Grande parte dos jogos digitais são ambientados em cenários 3D, como o popular Minecraft, que não oferecem nenhum mapa, ou seja, ajudam a exercitar a memória espacial, melhorando a compreensão da distância e do espaço, o que é bom para todas as idades.
6- Exercita habilidades de multitarefa
Quem escolhe um bom jogo de ação, por exemplo, vai se deparar com a necessidade de muita atenção o tempo, tendo que executar muitas ações simultaneamente, como mexer teclas do teclado, controle, enquanto observa outros recursos e as jogadas dos adversários, entre outras coisas. Dessa forma, está exercitando habilidades multitarefas, algo muito valorizado atualmente nas empresas.
7- Aproxima pais e filhos
E não há como fechar os olhos para o fato de que uma boa sessão de jogos pode servir para aproximar muito, seja irmãos, amigos, familiares, como pais e filhos, principalmente, pois passar um momento divertido juntos sempre aproxima, portanto, pode usar os jogos como uma ótima oportunidade de brincar com o seu filho.
E é isso, agora que já sabe que jogos vão além das loterias e que uma boa sessão ao lado de seu filho pode ser tão enriquecedora como ganhar na lotomania, que tal se render aos jogos digitais?