Então, se você está se perguntando “onde estudar para ser estilista” ou “onde estudar para ser maquiador”, precisará de dois recursos. A primeira é o ensino médio e a segunda é o dinheiro.
Acontece que uma profissão que rende bons rendimentos exige um investimento financeiro decente. A segunda opção pode ser implementada em diversos cursos de estilistas.
Há também uma maneira mais barata, mas depois será mais longa e você deve começar em uma academia ou faculdade. Normalmente, o treinamento dura até três anos onde, além de estilística e aparência, você aprenderá a história da moda, figurino. Após a formatura, você receberá um diploma.
Continue a seu critério. Se você acha que tem conhecimento suficiente, então você pode conseguir um emprego. Se desejar, você pode se inscrever em cursos adicionais. Normalmente, são oferecidos cursos de curta e longa duração. Dura até seis meses no curto prazo. A longo prazo, através de uma abordagem mais direta da aprendizagem, pode levar até 2 anos.
Uma boa escola deve ensinar o básico: cores, tipos de cores, teoria de estilo ou maquiagem. Você também pode estudar na Europa. As academias europeias oferecem formação da mais alta qualidade.
Além disso, é oferecido um estágio. Claro, estas não são pequenas despesas em dinheiro, no entanto, graças a um diploma da European Fashion Academy, você pode facilmente conseguir um emprego em uma empresa de prestígio.
Índice
Estilista
Um especialista envolvido na criação do estilo de uma pessoa (imagem). A profissão é adequada para quem se interessa por psicologia, cultura mundial da arte e do trabalho e economia (ver escolha de uma profissão por interesse em disciplinas escolares).
Em todos os momentos, os habitantes das cidades estavam preocupados com sua aparência. Já na Idade Média, a moda era uma parte importante da vida cultural da sociedade. Começou então a procura por especialistas talentosos que saibam criar roupas e sapatos masculinos ou femininos.
Hoje, a roupa e a aparência de uma pessoa são sua marca registrada, um indicador de status, riqueza e gosto. No século 21, a indústria da moda está ganhando força. E os estilos são os intermediários entre a moda e o homem comum na rua.
O trabalho de estilista é prestigiado e procurado. Especialistas estão envolvidos na criação de uma imagem brilhante, bonita e harmoniosa do cliente. A principal tarefa de um estilista é criar um estilo individual que ajude a esconder falhas e enfatiza as vantagens e dê um charme especial.
Em seu trabalho, um especialista conta com muitos fatores, como as características individuais da aparência do cliente (cor dos olhos, formato do rosto, estrutura corporal, altura), tipo de atividade, psique e caráter. O estilista está empenhado em selecionar o guarda-roupa básico do cliente, determina a cor e a forma do penteado, elabora os detalhes da maquiagem.
Além disso, se necessário, um especialista pode ajudar o cliente a identificar outras deficiências que precisam ser trabalhadas, por exemplo, a necessidade de corrigir a marcha, expressões faciais, movimentos. Normalmente, um estilista começa definindo metas para mudar a imagem e determinar a direção certa.
A importância da profissão de estilista é particularmente tangível nos círculos da indústria cinematográfica, modelos, entretenimento, arte e até política. Antes de falar em público, as celebridades pensam cuidadosamente em sua imagem e aparência, para isso procuram a ajuda de um estilista ou até mesmo de toda uma equipe de profissionais.
Um especialista experiente, com a ajuda de seu talento e bom gosto, pode criar exatamente a imagem que combina com um cliente famoso e pode refletir mais lucrativamente sua essência e caráter.
Existem vários tipos de estilistas na hora de criar um estilo:
- ou um estilista top para criar penteados;
- cria maquiagem;
- cria uma imagem na roupa;
- cria uma imagem fotográfica.
Treinamento do estilista
Um estilista pode ser educado em colegas e colegas de profissão. Além disso, estilistas futuros e atuais podem se formar em escolas ou cursos especiais e receber o conhecimento necessário ou melhorar suas qualificações.
Atualmente, não há especialidade universal para estilistas em escolas de ensino médio e faculdades. Você pode escolher uma das seguintes especialidades:
- Penteado
- Design
- Maquiador-estilista
- Cabeleireiro-estilista
- Estilista de maquiagem
- Estilista em publicidade e shows e muito mais nas aulas.
Depois de se formar em uma dessas áreas de ensino, quase qualquer pessoa pode se tornar um estilista. Mas para se tornar um verdadeiro profissional, você precisa melhorar constantemente suas habilidades, frequentar cursos de mestrado e treinamento e fazer cursos de treinamento avançado.
Habilidades e conhecimentos profissionais necessários
- Conhecimento da história da moda, seus cânones, tradições e tendências de desenvolvimento;
- Conhecimento dos fundamentos de estilo e cor;
- A capacidade de aplicar a maquiagem certa, escolher roupas;
- Conhecimento de penteados;
- a capacidade de comparar a imagem visual com a essência interior de uma pessoa;
- Imaginação desenvolvida, boa memória visual;
- A capacidade de selecionar uma imagem para o personagem do cliente;
- Conhecimento dos elementos básicos da psicologia;
- Habilidades artísticas.
Qualidades pessoais
- Criatividade, pensamento criativo;
- Sociabilidade;
- Flexibilidade de pensamento;
- Uma sensação de harmonia, estilo e gosto impecável;
- Habilidades organizacionais;
- Responsabilidade;
- Intuição desenvolvida;
- Habilidades analíticas;
- Boa memória figurativa;
- Atenção, precisão;
- Paciência, resistência e capacidade de se concentrar em um único objeto;
- Tato;
- Benevolência.
Trabalho
- Salões de beleza;
- Salões de cabeleireiro;
- Estúdios fotográficos, estúdios cinematográficos;
- Agências de imagem;
- Mídia de massa (direção – moda, beleza, estilo);
- Prática privada;
- Projetos, exposições, shows (com a participação de modelos).
Prós e contras da profissão
- Profissão criativa e interessante;
- Popularidade e relevância da profissão;
- Altos ganhos (sujeito à fama de estilista, extensa experiência de trabalho).
- Condições de trabalho estressantes (a necessidade de trabalhar com clientes “extravagantes”);
- Horário de trabalho irregular;
- Viagens de negócios longas não planejadas.
Bom, é isso. Espero que tenha gostado das dicas. E vale sempre ressaltar que se você pretende seguir carreira nessa área tão abrangente, é preciso se qualificar e se manter em constante atualização.
Cursos e certificações fazem toda a diferença para quem quer aumentar seus conhecimentos e ser um profissional cada vez melhor!