Afinal, o que as empresas consultam antes de contratar um empregado? O que elas avaliam, o que procuram e esperam de um candidato? Vamos focar em responder todas essas questões nesse artigo.
Quando uma empresa abre vagas para um determinado cargo, o processo seletivo se inicia. Os candidatos enviam seus currículos onde mostram informam suas aptidões e experiências profissionais. A partir daí, os selecionadores iniciam as avaliações.
Vale destacar que não é apenas o currículo que será avaliado antes da seleção e posterior contratação de um funcionário. As empresas estão investindo em um colaborador e por esse motivo muitas delas vão buscar outras informações.
Índice
O que as empresas consultam para contratar
Nem todas as empresas fazem esse tipo de verificação, mas muitas delas fazem até mais! Elas podem variar de acordo com a empresa e o cargo em questão. Essas são as informações mais consultadas sobre um candidato:
Referências
Muitos estabelecimentos costumam entrar em contato com as referências fornecidas pelo candidato para verificar informações sobre seu desempenho anterior, habilidades e características profissionais.
Histórico Profissional
Da mesma forma, os recrutadores podem se informar com os locais de trabalho anteriores do candidato em busca de informações sobre promoções e atuações em outros cargos. Vale lembrar que a base dessas informações constará no currículo.
Histórico Acadêmico
Caso a formação acadêmica é relevante para o cargo, as empresas podem solicitar cópias dos diplomas ou históricos escolares para verificar as credenciais educacionais do candidato.
Antecedentes Criminais
Algumas empresas podem realizar verificações de antecedentes criminais para garantir que o candidato não tenha um histórico criminal relevante que possa prejudicar sua capacidade de desempenhar o trabalho com segurança ou integridade.
Habilidades e Aptidões
Dependendo da natureza do trabalho, as empresas podem solicitar testes práticos ou avaliações de habilidades específicas para verificar se o candidato possui as competências necessárias para o cargo.
Redes Sociais
É cada vez mais comum a verificação das redes sociais do candidato. A postura e o comportamento em uma rede pública podem ser avaliados e as principais plataformas analisadas são o LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter.
Autorização de Trabalho
Essa verificação é realizada quando o candidato possui outra nacionalidade. É importante analisar se o profissional tem documentação e permissão legal para trabalhar no Brasil.
Quanto mais alto o cargo, mais verificações podem ser requeridas. Para muitas empresas o funcionário deve se adequar ao modelo e ao ambiente de trabalho e isso requer encontrar o profissional que se enquadre perfeitamente no cargo, não apenas pela sua experiência profissional. Resumindo: alguns estabelecimentos buscam um certo perfil de candidato.
O que as empresas buscam em um profissional?
Além de experiências e conhecimentos desejáveis ao cargo, os recrutadores valorizam características pessoais que julgam importante em um funcionário que vai conviver em seu ambiente de trabalho.
Algumas características desejáveis pelas empresas em um profissional:
- Pontualidade
- Interesse
- Força de vontade
- Iniciativa
- Respeito
- Cordialidade
Essas são apenas algumas das características desejáveis em um profissional. Vale lembrar que na maioria dos ambientes de trabalho é preciso conviver várias horas com mais pessoas. Alguns cargos vão exigir inclusive o atendimento a clientes. Dessa forma, tais características são desejáveis visando o bom atendimento e bom relacionamento na empresa.
Exemplos de candidatos ruins
Muitas verificações realizadas em processos seletivos são para filtrar os candidatos e encontrar os de perfil desejado pelas empresas.
Alguns exemplos de atitudes que podem ser vistas negativamente por recrutadores:
- Comportamento em redes sociais não condizente com o cargo
- Erros de ortografia no currículo, e-mails, etc
- Mentiras (exemplo, sobre locais onde trabalhou)
- Uso de gírias
- Antipatia
Não é raro surgirem em entrevistas candidatos mau humorados ou com grande vício no uso de gírias. São exemplos de atitudes que podem eliminá-lo do processo seletivo e dificultar o ingresso no mercado de trabalho.
Bom, espero que essas dicas sejam úteis pra você!