Você possui liderança? Gosta de criar estratégias e planejar? Sabe reconhecer qualidades nas pessoas? Então, que tal investir na carreira de gestão de RH? Se interessou? Então, continue lendo.
Até pouco tempo subestimada, hoje, no entanto, as empresas já perceberam a importância da gestão estratégica de pessoas, ou recursos humanos, dentro de uma empresa, justamente, para garantir competitividade e ajudar a alcançar metas.
Cada vez mais, as empresas precisam contar com o setor de recursos humanos, o qual vai buscar estratégias para garantir um ambiente mais produtivo, com funcionários satisfeitos e adequados às funções que desempenham.
Por isso, tudo, essa profissão vem ganhando, cada vez mais, espaço e reconhecimento no mercado de trabalho, fazendo do curso de recursos humanos um dos mais procurados atualmente.
Recrutamento, seleção, treinamento, reconhecimento, desenvolvimento e retenção de talentos são algumas das funções do gestor de recursos humanos. Esse profissional deve ser preparado para atuar em variados tipos de empresas, sejam elas de prestação de serviços como manutenção e colocação de telas de proteção, como também em setores como administrativo ou financeiro.
Se ainda não se convenceu da importância do profissional de RH e porque investir em um curso pode ser tão decisivo em sua carreira, então, vale conferir abaixo 5 motivos pelos quais você não deve deixar de fazer um curso de recursos humanos.
Índice
5 motivos para fazer um curso de RH
1. Profissão em alta
Se antes os colaboradores eram vistos como meros figurantes e descartáveis dentro de uma empresa, hoje, felizmente, essa imagem já mudou, e as grandes empresas já sabem que as pessoas são o principal ativo das organizações, fazendo do setor de RH algo essencial para seu sucesso.
Encontrar talentos e profissionais devidamente qualificados pode até parecer algo fácil, mas não é, e em tempos de economia instável e de competitividade em todos os setores, encontrar o profissional adequado e conseguir retê-lo não é função nada fácil.
Por isso, a procura por gestores de recursos humanos tem se intensificado nos últimos anos, e a tendência é que a profissão continue em alta.
2. Demanda crescente por este profissional
E não basta só o reconhecimento e estar em alta atualmente, é preciso destacar, também, o fato de existir uma demanda muito intensa, muitas empresas buscando profissionais de RH e poucos qualificados para o serviço, o que torna um curso nessa área uma opção certeira, para quem busca sucesso profissional.
E mais, se tem interesse por essa área, saiba que o mercado é bem amplo, já que pode ser contratado por empresas de pequeno, médio e grande porte.
3. Amplas possibilidades de atuação
É preciso destacar, também, as muitas oportunidades existentes para um profissional de RH, para empresas de todos os portes, tanto pequeno, médio, como grande.
As possibilidades de atuação do profissional de RH crescem cada vez mais, em setores como administrativo e de gestão de pessoas.
Entre as principais tarefas de um profissional de RH, podemos citar a participação de processos de recrutamento de funcionários, o treinamento, o desenvolvimento de políticas internas que visem ao bem-estar dos colaboradores, estratégias para retê-los, entre outras.
4. Bom salário inicial
Já se convenceu? Não? E se disser que o salário inicial de um gestor de RH é bem atrativo? E, claro, quanto mais tempo de empresa, e quanto melhor for a formação que oferecer, maior será o salário.
5. Possibilidade de crescer rapidamente na carreira
Sem dúvida, a possibilidade de crescer rapidamente na carreira é um grande atrativo para quem deseja seguir a profissão de gestor de RH.
Porém, o mundo gira, e parece que cada vez mais rápido, ou seja, as mudanças estão chegando mais rapidamente em função da tecnologia e todas as facilidades que ela sugere, como a IA, por exemplo, que já chegou a todas as áreas e, também, com força no RH.
Por isso, não deixe de estar em dia com as novidades, invista em conhecimento, por exemplo, em saber como aplicar IA no recrutamento e seleção, com certeza, isso vai fazer toda a diferença no seu currículo e no seu trabalho, favorecendo diagnósticos e estratégias mais precisos e assertivos.
Nesse sentido, é fundamental investir em conhecimento, atualização constante, e os cursos nessa área, nunca são demais, participe de eventos e workshops. Busque sempre novas estratégias e metodologias, pesquise bastante e estude sempre.
No mais, é só conhecer bem, gostar e levar a sério o seu ofício que, com certeza, o retorno e o sucesso estarão garantidos.